
Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contactos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos.
O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de Profissionais de Vendas independentes.
É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados. O que reforça a ideia de o modelo de marketing de rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.
O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem ao seu consumidor. Além do marketing multinível, os outros canais que realizam esta tarefa são: vendas directas, indirectas e vendas por catálogos ou ordem postal.
O produto é comercializado através de estabelecimentos como farmácias, mercearias, mercados, etc. O MMN inclui todas as actividades envolvidas na venda de bens e serviços directamente aos consumidores finais para uso pessoal.
Vendas Directas: A venda directa é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contacto pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo . Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticos, perfumes, artigos para o lar e afins. Tácticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas directas.
Vendas por catálogo: Como o próprio nome diz, as vendas são realizadas através de revistas e jornais enviados para o consumidor.
Marketing multinível: Este tipo de canal derivou das vendas directas. Porém, em essência, possui algumas diferenças. A fim de exemplificar o funcionamento do sistema, vamos supor uma ocasião onde o sistema de marketing multinível pode ser aplicado.
Os profissionais de vendas estão emocionados pela sua oferta de prémios e então você consegue uma boa quantidade de recomendações e novos empregados. Alguns são eficazes e outros nem tanto. Como recompensar os vendedores que recrutam os mais talentosos? E como treinar este novo pessoal?
Você decide basear a recompensa no desempenho e recompensa um vendedor que recruta um novo vendedor pagando uma comissão sobre o que este novo vendedor vende. Isto dá ao seu actualmente de vendedores um incentivo para encontrar bons profissionais e treiná-los tanto quanto possível sobre o seu negócio.
Você pode caminhar um passo adiante. Você permite que seus vendedores se tornem negócios independentes. Não existem mais empregados. Você vende a eles seu produto a um preço por atacado e permite que eles vendam a um preço de varejo maior. Eles concordam em seguir a política de sua empresa, mas são empreendimentos independentes. E você, como fabricante, tem um volume e força de vendas em constante expansão.
Assim como em outras estruturas empresariais, uma empresa de marketing multinível é composta por cargos e funções específicas em sua estrutura. Ou seja, cada cargo ou função fica responsável por cada etapa do processo. Este conjunto de responsabilidades sustenta a ampliação da rede, consequentemente, a inserção dos produtos comercializados em novos mercados sem deixar de suprir as necessidades dos antigos clientes e distribuidores. Basicamente, os sectores, cargos e suas respectivas funções são:
Presidente e CEO - Possui responsabilidade total sobre as funções da empresa.
Vendas - Responsabilidade sobre os recrutamentos, treinadores, desenvolvimento e motivação da força de vendas dos distribuidores independentes. O executivo de vendas também é responsável por desenvolver e promover o negócio como um produto, incluindo design e actualização dos materiais do kit de vendas inicial (kit de patrocínio).
Marketing - Este sector se encarrega da selecção e manutenção da linha de produto apropriada para que a organização de vendas (distribuidores) possa vender. Factores como preço, promoção, relações públicas, comunicações de marketing e, posicionamento, também são responsabilidades inerentes ao sector de marketing, assim como o sucesso de lançamento dos produtos, pesquisas de marketing e análises competitivas.
Operações: - O sector de operações dá suporte às etapas de produção, compras, distribuição, embarque de mercadorias e controle de inventários.
Suporte Administrativo e Financeiro - Algumas funções como gestor de informações, jurídico, recursos humanos, planeamento financeiro e contabilidade são as responsabilidades do sector.
Desenvolvimento de Produto - O desenvolvimento de produto deve representar uma acção entre representantes de vendas, marketing, operações e financeiro. Essa acção conjunta dos sectores forma um grupo de Desenvolvimento de Produto. A criação e desenvolvimento de um novo produto dependem da exigência do mercado. Esse desenvolvimento deve visar o aumento de pedidos e/ou estímulo para recrutamento de novos distribuidores.
Departamento de Suporte - Este departamento deve assegurar a interacção entre os distribuidores ou representantes. A importância da ênfase da tecnologia nesse processo é essencial, pois além de transmitir segurança e rapidez no contacto com a empresa e os outros sectores, transmite-lhes a certeza de estar trabalhando com uma empresa que se preocupa em atingir excelência.
O Maior apoio que se deve dar ao Profissional de Vendas é o reconhecimento...
www.carlosmartins.eu
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